domingo, 13 de abril de 2008

tudo sobre ragnarok

Interface
O jogo mistura gráficos com personagens bidimensionais (sprites) com cenários em tridimensionais (3D).
Para movimentar o personagem e conversar com NPCs utiliza-se o mouse, enquanto o teclado é usado para execução de habilidades (de acordo com os atalhos) e para comunicação com outros jogadores. É possível ver o nome, e a guild de um personagem ao passar o ponteiro do mouse acima do mesmo.
A tela de jogo apresenta uma "janela principal" composta de um menu para todas as outras janelas (itens, equipamentos, habilidades, atributos, chat, minimapa, lista de amigos e configuações); e também aponta o desenvolvimento, o nome do personagem, sua classe, o HP, o SP, o peso em itens e o dinheiro do personagem. Existe também uma barra de atalhos que representam as teclas do F1 ao F9, no qual o próprio jogador configura com itens, equipamentos ou habilidades; e uma barra de chat, que permite o jogador se comunicar com outros presentes em qualquer mapa do jogo, com os membros da guild e da party, ou privadamente. É possível alterar o "tema" das janelas utilizando skins, feitas pelo próprio jogador, ou baixadas de fansites. [4]
Ao lado direito, aparecem símbolos que indicam estado do personagem, como buffs ou status negativos. Ao passar de nível de base ou classe, aparece um ícone nos cantos inferiores da tela, que funciona como atalho para suas respectivas janelas.

[editar] Mecânica do jogo

[editar] Criação e customização do personagem
Ao criar um personagem é possível escolher um nome, e o estilo e cor do cabelo. É possível alterar a aparência do mesmo utilizando equipamentos para a cabeça, enquanto as "roupas" do personagem variam de classe para classe. O sexo do personagem é determinado ao criar a conta, e geralmente é o mesmo do usuário, devido à limitações técnicas e à política da Gravity. [5]

[editar] Desenvolvimento do personagem
O desenvolvimento do personagem é avaliado de duas formas: o Base level (Nível de Base) e Job level (nível de classe). O primeiro, é fixo, e indica o nível do personagem; se inicia do nível 1, e tem como limite o nível 99. Cada vez que um personagem passa de nível de base, ele recebe alguns pontos para distribuir livremente entre seus atributos. O segundo, nível de classe, indica o nível atual da profissão do personagem. Cada vez que o personagem passa de nível de classe, recebe um ponto para adquirir uma habilidade, ou um nível de habilidade. Esta possui diferentes limites, dependendo da classe.
Para subir os níveis de um personagem, o jogador deve adquirir EXP (pontos de experiência), que são recebidas, principalmente, ao derrotar monstros. Existem também quests, que ao serem completadas dão EXP ao jogador.

[editar] Sistema de classes
Ver artigo principal: Classes de Ragnarok Online
Todo jogador começa como um Novice. Após atingir o nível 10 de classe, o Novice poderá mudar para uma das classes iniciais (Swordsman, Magician, Archer, Merchant, Thief e Acolyte) ou expandidas (Taekwon, Gunslinger e Ninja) ou ainda se tornar um Super Novice após o nível 45 de base.
Ao nível 40 de classe (podendo chegar até o 50), o personagem de classe inicial poderá ter uma segunda classe. Após atingir o nível nível 99 de base dessa segunda classe, o personagem pode optar para renascer, e se tornar uma "Transclasse". Voltará ao nível 1/1 agora como High Novice, e deverá refazer todo percurso de antes.
Algumas classes como Gunslinger não possuem uma segunda classe, e outras como Soul Linker não podem transceder.

[editar] Sistema de habilidades (Skills)
As habilidades de um personagem variam de classe para classe. São divididas em duas categorias: Passivas (que melhoram o desempenho do personagem sem precisarem ser ativadas); Ativas (habilidades que precisam de um comando para serem ativadas) sendo esse ultimo dividido em duas subcategorias: Ofensivas (que causam danos a um inimigo); e Suportivas (voltadas a melhorias temporárias tanto nos aliados e também no próprio personagem).
As habilidades são divididas em vários níveis, que podem ser aumentados com o ganho de pontos ao subir o nível de classe. A habilidade só poderá ser usada após a inserção de pontos na mesma. Algumas habilidades necessitam de um determinado nível de outras para serem habilitadas.
Existem também habilidades fixas que podem ser adquiridas através de quests, e outras utilizando certos equipamentos, cartas, e itens consumíveis.

[editar] Equipamentos
Os equipamentos são divididos em dez categorias: cabeça (baixo, médio e alto), corpo, manto, mão esquerda, mão direita, sapatos, acessório esquerdo e acessório direito. E servem para aumentar os atributos de um personagem. Alguns equipamentos podem possuir um ou mais espaços (slots) que podem ser preenchidos com cartas que dão poderes especiais adicionais aos equipamentos.
Equipamentos podem ter seu desempenho melhorado com o aprimoramento, gradativamente do +1 ao +10. Armas possuem diferentes níveis para um aprimoramento seguro, sem que a mesma possa se quebrar durante o processo: nível 1 (até +7), nível 2 (até +6), nível 3 (até +5) e nível 4 (até +4).
Enquanto o resto dos equipamentos (com exceção dos acessórios, e alguns itens para cabeça, que não podem ser aprimorados) possuem uma forja segura de +4.

[editar] Monstros (Mobs)
São NPCs que agem sob inteligência artificial, e são encontrados nos mais variados mapas do jogo. Podem, ou não, se locomover, assim como podem atacar o jogador sem que o mesmo o tenha provocado. Possuem também a capacidade de usar skills, e são divididos por várias raças, formas e níveis.
Ao serem derrotados, podem dar EXP e "dropar" itens.
Existem também, em alguns mapas, os "chefes" popularmente chamados de "MvP", (o que é errado pois esse termo cabe a quem mais contribuiu para que o monstro chefe fosse derrotado e não ao monstro em si).Geralmente esses chefes vem acompanhados por outros monstros.

[editar] Sistema de cartas
Em Ragnarok Online, quase todos os monstros podem dropar cartas - com sua respectiva imagem nela. O uso das cartas é restrito a ser preenchido nos equipamentos "slotados" (com espaço pra fixa-las). Cartas adicionadas nos equipamentos ganham diversos bônus, como mudar a propriedade elemental do jogador, de seu ataque físico ou conceder habilidades exclusivas de outras classes à qualquer uma (embora com um nivel inferior do máximo). Cada carta é equipável em diferentes equipamentos - calçado, armadura, arma, acessório, etc. Uma vez equipada, a carta não poderá ser removida, e será perdida se o equipamento quebrar em tentativa de refinamento.

[editar] Atributos (Stats)
Ao passar um nível de base, o jogador recebe pontos para serem distribuídos livremente entre seus atributos. Quanto mais pontos forem investidos em determinado atributo, mais pontos serão necessários para que se possa elevar o mesmo.
Atributos influenciam diretamente no desempenho do personagem, e uma vez aumentados, não podem ser diminuídos novamente, até que o personagem vire uma transclasse, quando seus atributos são automaticamente "resetados".
STR/FOR (Força) - Aumenta poder de ataques físicos e a capacidade de peso máximo.
AGI (Agilidade) - Aumenta a velocidade de ataque e esquiva.
VIT (Vitalidade) - Aumenta a defesa, a quantidade máxima de HP e também a tolerância a status negativos (como atordoamento).
INT (Inteligência) - Aumenta poder de ataque mágico, defesa mágica e quantidade de SP máximo, alem de aumentar a tolerância a alguns outros status negativos (como os status sono e mudo).
DEX/DES (Destreza) - Aumenta a precisão dos ataques físicos e diminui o tempo de cast (conjuração) de habilidades. Em menor grau, aumenta minimamente os danos de ataques físicos e velocidade de ataque. Aumenta também o dano físico causado por armas do tipo arco, chicote e instrumento musical.
LUK/SOR (Sorte) - Aumenta a porcentagem de chance de sair ataques críticos, assim como esquiava perfeita lucky dodge(valor de esquiva independente da normal, baseada apenas na sorte); aumenta em pequenas proporções o dano físico e a tolerância contra certos status negativos (os mesmos que VIT).

[editar] Parties
São grupos ou equipes que podem ser criadas e desfeitas a qualquer hora, desde que o personagem tenha as habilidades necessárias. Possuem o limite de 12 membros. Os membros de uma party podem dividir itens e EXP entre eles (desde que a diferença entre níveis dos mesmos não ultrapasse 10), assim como podem ver quantidade de HP de seus aliados. O "líder" da Party é o único que possui o direito de convidar ou expulsar membros.
Personagens não podem participar de mais de uma party ao mesmo tempo, e os personagens de uma mesma conta não podem participar da mesma party.

[editar] Guildas
Com o uso de um item especial chamado "Emperium", um jogador pode criar, através de um comando, uma "guild". Pode-se escolher um nome - que não poderá ser mudado posteriormente - e um emblema (feito pelos próprios jogadores utilizando programas de edição de imagens), que pode ser mudado a qualquer hora. O criador da guild é chamado de "Guildmaster", e pode recrutar mais membros para a mesma. O Guildmaster pode dar diferentes autorizações para os membros, como recrutar, ou expulsar os demais jogadores.
Guilds também possuem diferentes habilidades, que são ganhas ao subir de níveis, com o recebimento de EXP doado pelos membros. Somente o Guildmaster pode usar essas habilidades. Algumas como "Seal of Aproval", permite que a Guild possa conquistar um castelo na "War of Emperium". Um Guildmaster também pode configurar quais Guilds são suas aliadas ou inimigas.

[editar] Player versus Player (PvP)
É uma modalidade de jogo no qual personagens de nível maior que 31 podem batalhar contra outros. Ocorrem em "réplicas" de algumas cidades (não possuindo NPCs ou portais), e pode ser jogado de duas formas: na primeira (YoYo), personagens não são penalizados ao morrerem; enquanto na segunda (Nightmare), há uma chance de que os equipamentos do personagem derrotado sejam "dropados".
Em alguns servidores ou determinados eventos, é possível que áreas normais tenham o PvP habilitado.

[editar] Sistema de Sieges
A War of Emperium (WoE), é um evento que ocorre duas vezes na semana dentro do jogo. Só pode ser praticada por guilds com a habilidade "Seal of Approval". Possui duas horas de duração, e tem como objetivo conquistar um ou mais dos 20 castelos do jogo, distribuídos em 4 feudos: Valkyrie Realm (Prontera), Greenwood Lake (Payon), Luina (Al de Baran) e Britoniah (Geffen). Estes clãs podem defender ou atacar um castelo, podendo adotar diversas estratégias. Para se conquistar um castelo, deve-se chegar à sala do emperium e destruir o "Emperium" da guild dominante. Uma vez destruído, todas as pessoas que não são do clã e suas alianças são movidas para fora do castelo para que a guild possa armar sua defesa.
A Guild terá posse do castelo até que outra Guild destrua sua emperium. Se o período terminar antes, a Guild será "dona" do castelo até a próxima WoE.
Ao investir dinheiro no castelo, o líder da guild pode receber itens raros. Os membros dessa mesma guilda também poderão ter acesso a Guild Dungeon (GD) - uma área especial para guilds com um ou mais castelos em posse. Cada feudo possui uma Guild Dungeon diferente, e todas as guilds que dominaram um castelo em um determinado feudo podem acessar a GD do mesmo, onde o sistema PvP é liberado.

[editar] Geografia de Ragnarök Online
Ver artigo principal: Geografia de Ragnarok Online
O jogo se passa em continente chamado Midgard. Este continente é dividido por três reinos: Ao sul, Rune-Midgard, o polo militar; composto pela capital Prontera, sua cidade-satélite Izlude, Geffen, Morroc, Payon, Alberta, Al de Baran, Comodo, Lutie e Umbala. Ao norte fica localizado a República de Schwarzwald; o polo tecnológico do continente, composto por Yuno (a capital), Einbroch, Einbech (cidade satélite), Lighthalzen e Hugel. Ao oeste fica localizado a Nação de Arunafeltz, um grande polo religioso; composto por Rachel (capital), Veins, e Nameless Islet. Existem também algumas cidadelas baseadas no antigo oriente, que não pertencem a nenhuma nação, e fazem parte do "Global Project": Amatsu, Kunlun, Louyang, e Ayothaya.

[editar] Servidores
Atualmente existem servidores dedicados às comunidades de gamers estabelecidos tanto no país de origem do jogo (Korean Ragnarok Online, também conhecido como kRO) como em vários outros países do mundo.
Coréia (kRO, distribuído pela própria Gravity)
Internacional/Estados Unidos (iRO, distribuído pela própria Gravity)
Japão (jRO, distribuído pela GungHo)
Taiwan e Hong Kong (twRO, distribuído pela Gameflier)
Tailândia (tRO)
China (cRO, distribuído pela Shanda)
Indonésia (idRO, distribuído pela Game-on)
Filipinas (pRO, distribuído pela Level Up! Games)
Brasil (bRO, distribuído pela Level Up! Games)
Malásia e Cingapura (mRO - em língua malaia, e eRO e RO Free Server em língua inglesa, distribuído pela Gameflier)
Rússia (ruRO)
Índia (inRO, distribuído pela Level Up! Games)
Oceania (Austrália e Nova Zelândia) (oRO, distribuído pela Game-on e Gameflier) - Servidor encerrado em 2 de Março de 2007.
Europa (Alemanha, Itália, Áustria, Turquia, Reino Unido, e Suíça) (euRO distribuído pela BURDA-ic)
Países Hispânicos (ROh distribuído pela Codigo Trueno) - Servidor encerrado em Junho de 2007.
Vietnã (vRO)
França (fRO, distribuído pela Gravity Europe)

[editar] Servidores privados
Existem ainda inúmeros servidores privados (também chamados de private servers ou "servidores piratas"), que geralmente oferecem itens customizados e outros elementos de diferenciação em relação aos servidores oficiais. Em parte, são servidores gratuitos, mas muitos possuem o sistema de "doações", no qual o jogador recebe recursos extras em troca de dinheiro real.
A execução de servidores privados, uma vez que utilizam emuladores de código livre (como eAthena ou o brasileiro Cronus) não são ilegais perante a lei brasileira (que não restringe a criação de produtos através de engenharia reversa). A ilegalidade na execução destes tipos de servidores dar-se-à mediante a utilização da marca registrada Ragnarök (de propriedade da Gravity Corporation) e, principalmente, na utilização do programa e dos gráficos deste mesmo jogo, que são de propriedade da Level Up! Interactive S/A em território brasileiro.

[editar] Planos de pagamento
Utiliza no geral o sistema de mensalidades (pay-to-play), no qual o jogador compra créditos em horas, dias, ou meses para poder acessar o jogo. Em certos servidores também é possível a compra de itens por dinheiro real (item mall).
Algumas regiões possuem sub-servidores avulsos, que são gratuitos para se jogar (free-to-play), mas que ainda sim possuem um item mall. Neste, os itens disponíveis para compra, bem como as configurações do jogo são diferentes do normal.

[editar] Expansões
Ver artigo principal: Expansões de Ragnarok Online
Em Ragnarök Online as grandes atualizações feitas nos jogo, são chamadas de Episódios. São geralmente feitas e testadas em seções de seis em seis meses no servidor de testes Sakray do kRO, antes de serem lançadas em servidores normais oficialmente.
Essas atualizações alteram o jogo em muitos sentidos mudando o as propriedades e poderes dos monstros e adicionando novos monstros e mapas tanto como campos, cidades e masmorras.
Essas alterações modificam muitas vezes a gameplay (estilo de jogo).

[editar] Áudio
Ver artigo principal: Álbuns musicais de Ragnarok Online
A trilha-sonora de Ragnarok Online é composta pelo grupo coreano soundTeMP, e atualmente conta com 125 faixas. As músicas misturam os mais variados estilos musicais, desde o techno ao clássico.
Constantemente são lançados discos - tanto pela soundTeMP ou por outros grupos - com compilações de músicas do jogo. Algumas faixas são remixadas ou recebem vocais, e outras são inéditas no jogo.

[editar] Franquias

[editar] Ragnarök Mobile
Uma série de jogos no estilo Action-RPG, desenvolvidos pela Gravity para serem jogados em aparelhos celulares de forma offline. Os pontos adquiridos no mesmo poderiam ser transferidos e trocados por itens de customização em alguns servidores oficias da versão online. O jogo pode ser encontrado em sete edições:
Kafra Quest (Junho de 2002) [6]
Merchant (Dezembro de 2004) [7]
Thief (01/04/2005) [8]
Swordsman (01/07/2005) [9]
Acolyte (26/08/2005) [10]
Mage (25/10/2005) [11]
Archer (27/10/2005) [12]

[editar] Ragnarök Battle OFFline (RBO)
Jogo para PC no estilo Beat 'em up, lançado em 2004 e desenvolvido pela empresa amadora japonesa FrenchBread, e mais tarde distribuída pela Gravity Corp.. O jogo possui várias expansões lançadas posteriormente, que acrescentam novos estágios ao mesmo.

[editar] Ragnarok Tactics RAGNAROK MOBILE
Outro jogo da série mobile, porém no gênero RPG/Tactics e com gráficos em 3D. Lançado em 1 de novembro de 2005.

[editar] Ragnarök the Animation
Ver artigo principal: Ragnarok the Animation
Série de animação televisiva baseada em Ragnarok Online.

[editar] Ragnarök TCG
Card Game para PC jogado de forma Online, desenvolvido pela empresa japonesa Netmarble e publicado pela Gravity em 7 de Outubro de 2005.

[editar] Ragnarök the Animation: Typing Battle
Jogo eletrônico para PC do gênero Typing Game, desenvolvido pela empresa japonesa FrontierGroup, e lançado em 25 de Fevereiro de 2005, apenas no Japão. O jogo é baseado na série de animação, e possui uma sequência: Ragnarok the Animation: Typing Battle 2, lançado em 24 de Junho de 2005.

[editar] Ragnarök Online 2: The Gate of the World
Ver artigo principal: Ragnarok Online 2
Sequência direta de Ragnarok Online.

[editar] Ragnarök Online DS
Action RPG desenvolvido pela empresa japonesa GungHO para plataforma Nintendo DS, com lançamento previsto para 2008. O jogo seria offline, apesar da possibilidade de comunicação com outros jogadores.[13]

[editar] Notas e referências
Análise de RO no UOL Jogos http://jogos.uol.com.br/analises/pc/ult398u191.jhtm
http://www.gamespot.com/pc/rpg/swordofthenewworld/news.html?sid=6170306&om_act=convert&om_clk=newsfeatures&tag=newsfeatures;title;3
http://noticias.uol.com.br/erros/2007/12/12/ult4317u652.jhtm
http://iro.ragnarokonline.com/irobackstage/2004_08/iroback4.asp
http://iro.ragnarokonline.com/support/questioncontent.asp?noticeSeqNo=53&Page=1&Condition=all&KeyWord=gender&mNum=0
http://www.mobilegravity.co.kr/game/gameintro.asp?SeqNo=16
http://www.mobilegravity.co.kr/game/gameintro.asp?SeqNo=14
http://www.mobilegravity.co.kr/game/gameintro.asp?SeqNo=13
http://www.mobilegravity.co.kr/game/gameintro.asp?SeqNo=12
http://www.mobilegravity.co.kr/game/gameintro.asp?SeqNo=9
http://www.mobilegravity.co.kr/game/gameintro.asp?SeqNo=15
http://www.mobilegravity.co.kr/game/gameintro.asp?SeqNo=10
http://jogos.uol.com.br/ultnot/nintendo/ult4096u421.jhtm



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